Malistaire Arc A trama começa com vários problemas que ocorrem ao longo Assistente City, host para a escola Ravenwood. O jogador deve ajuda outros magos para completar missões perigosas. Depois de derrotar Lord Nightshade, um espírito reaper-like sombrio que é responsável pelos ataques de mortos-vivos Assistente City, o jogador ganha acesso para o local do Krokotopia, onde o Kroks, uma antiga raça que séculos atrás Krokotopia escravizados, têm despertado a partir de uma profunda sono e agora estão atacando os moradores atuais da Krokotopia. Krokotopia é também o mundo que mantém o antigo livro chamado Krokonomicon, e é necessário pelo jogador antes Malistaire pode chegar a ela. Quando o Krokonomicon é depois transportado para outro mundo, Marleybone, o jogador segue a liderança. O prefeito de Marleybone não permite que você tome o Krokonomicon devido a crimes recentes, e os Krokonomicon é roubada pelo ladrão Meowiarty em nome Malistaire logo depois. O jogador deve encontrar covil Meowiarty, que está em cima de Big Ben.Quando Meowiarty é retornado para a prisão, Malistaire conspira com os demônios na terra de MooShu para ajudá-lo roubar a chave para o próximo mundo, Dragonspyre. O jogador é então levado para a batalha os demônios, que têm envenenado o imperador. Uma vez curado, o imperador informa o jogador que já deixou Malistaire MooShu, definindo o próximo movimento de seu plano maligno em ação no Dragonspyre, um mundo antigo destruído por um dragão gigante. Ele dubla a si mesmo o "Necromaster," tentativa de ressuscitar sua esposa usando o Krokonomicon. Quando ele acaba sendo derrotado pelo jogador, Malistaire e sua esposa finalmente ganhar a paz. Isto conclui o arco da história Mailstaire.

Grizzleheim-Wintertusk Arc

Como um assistente sois chamados a forjar relações comerciais entre Grizzleheim e Cidade Wizard. No entanto, uma vez que há distúrbios enviar o jogador em uma aventura para detê-los. Lentamente, você começa a descobrir uma trama que iria destruir a espiral no processo.Depois de ajudar as duas facções do lobo e do urso um grupo sinistra começa a ser revelada, pois eles são conhecidos como The Coven. A Coven são Ravens, uma das muitas raças de Grizzleheim. Eles são crones místico que se especializam em feitiçaria. No final, depois de se infiltrar a sua casa como lugar chamado Ravenscar, The Coven conseguiu obter os itens necessários para realizar um ritual que seria capa de todos os Grizzleheim em um "Everwinter". O jogador enfrenta o Coven em seu covil e frustra seus planos. O Everwinter está parado por enquanto. Quando o jogador retorna ao Grizzleheim, pois eles já são considerados um herói por seu povo. Desta vez, o Rei do Grizzleheim se pede para você parar A Coven, que voltaram a trazer a Everwinter. Neste mais recente adição ao jogo, o jogador é enviado para Wintertusk, uma parte diferente do Grizzleheim. O jogador chega em Fjord Hrundle, para ver seus dirigíveis congelados e sua tripulação enterrado dentro de blocos de gelo. A Coven atacaram Wintertusk e preso Corvo avó, que é uma divindade no universo Wizard101. O primeiro jogador a consulta três Nornas "irmãs Raven, que ajudam o jogador Corvo avó lançamento. Os três corvos agir como um guia das sortes para o jogador em todo o busca-line. Uma vez liberado, Raven avó informa que o jogador A Coven pretende convocar Ymir, um Ice Titan adormecido nas profundezas do Nastrond, cantada dormir pelo Bartleby árvore do mundo e Raven avó sozinha. A Coven se ter sucesso em Ymir despertar, A espiral será empurrado para uma Everwinter, mas o que não é bem conhecido pelos jogadores é se Ymir é despertado ele vai lentamente impulso todos os mundos da espiral em gelo eterno. Assim, o jogador é incumbido de recolher quatro selos de ouro, que foram dadas aos filhos de Ymir para guarda. Com os 4 selos Ymir permanecerá adormecido e magia O Coven é destruída. O jogador deve completar algumas tarefas para cada um dos filhos de Ymir, que desejam seu pai a permanecer adormecido, pois com ele dormindo são capazes de governar Wintertusk incontestado. Cada reinaria sobre uma parte do Wintertusk que leva seu nome. Uma vez feito isso o jogador deve viajar para Nastrond a instância final de Wintertusk parar A Coven, que se encontra debaixo de uma árvore gigante com Raven avó empoleirado no topo. Uma vez dentro o jogador encontra Dulin de guerra de banda, que foi enviado pelo rei da Grizzleheim parar A Coven. Com a ajuda de vários membros da banda o jogador encontra as ferramentas necessárias para rune carving chegar à área final. O jogador deve então derrotar um possuído Banda Dulin, depois esculpir o nome de Titã, a fim de obter acesso. Após fazer isso, uma cena ocorre. A Coven está prestes a despertar Ymir e, por juramento, filhos de Ymir deve lutar por seu pai e desafiam o jogador (s). Depois de derrotar seus filhos o jogador usa todos os quatro selos para manter Ymir no seu sono e magia O Coven é completamente destruída e todos Grizzleheim é salva mais uma vez a partir do Everwinter

Pigswick / Escola Arc Tournament

Depois de alcançar Nível 25 você é enviado uma mensagem de Merle (um real, como é conhecido o envio de mensagens falsas) para competir em um torneio de mágica para ganhar a Copa do Spiral. Você enfrenta FlameRender Blays assim que vêm dentro Como um estudante Pigswick diz-lhe antes do início desta batalha, (e muitas outras batalhas) os alunos Pigswick batota. Batota Blays é que ele tenha aprendido o feitiço Fortify, um nível 50 + Estrela feitiço School. Depois de um tempo, você aprende que a Copa do Spiral precioso foi roubado. Você faz alguma investigação e, eventualmente, saber que Droors própria Pigswick de Chester, o Professor Terra, roubou-lo sob Senhor Bramble, o sub-chefe principal do jogo, controle. Depois que o jogador recupera a Copa do Spiral, ele / ela tem para derrotar Ranolf SpellShine. Sua fraude é que se você atacá-lo sem ter um escudo, ele bate com um vampiro. Cada 3 voltas, ele lança um Shatter. Shields Stun não contam, como Shatter não pode removê-los.Depois que o jogador derrota, Belladonna Crisp permite Level 60 assistentes para entrar no mais novo Gauntlet, The Tower of the Helephant.